LIVROS DE ARTISTA

MIRADA

Mirada é um dos braços do projeto Maravilhas Histórias e Memórias Afetivas que venho desenvolvendo desde 2014 em parceria com meu irmão Renato Almendares. Na sua totalidade o projeto tem como região de abrangência, cidades do extremo sul de nosso país, buscando através de um “estar nas cidades”, perceber como se dão as relações humanas, que tempo, num sentido de ritmo de vida, determina  as relações entre os moradores e que reflexões podemos gerar a partir destas observações, inclusive numa relação com o que acontece no restante do país. Mas acima de tudo, o que mais prende nossa atenção são as memórias que constituem cada lugar.

São José do Norte é a localidade que mais tem capturado nossa atenção visto que Renato, já há alguns anos, escolheu esta cidade como local de moradia. Filósofo de formação seu olhar para este município de grande extensão territorial e diversos pequenos núcleos urbanos, é atravessado pelas questões fundamentais do pensamento filosófico. Estar nos diferentes pontos da cidade, se deixar banhar, não só no sentido literal que seria pelas águas da Lagoa dos Patos e do Mar Grosso, mas se deixar banhar por todas as fortes sensações que o “Norte” oferece, é o nosso objetivo. Atentos ao papel de grande importância na constituição histórica de nosso país, nas suas diversas atuações econômicas que passam pelo setor agrícola, comércio e pesca, além de sua organização social, ficamos ali, observando e buscando alcançar o entendimento do que essa cidade nos diz diariamente.

Meu papel nesse processo é transferir para a linguagem das artes visuais não só o resultado das reflexões, mas utilizar diferentes meios desse campo também para gerar reflexão. Assim o vídeo, a fotografia, desenhos e livros de artista têm sido escolhidos e MIRADA é mais uma etapa deste processo.

 

MIRADA está se conformando como um conjunto de pequenos livros de artista para os quais venho investigando diversos formatos afim de que se apresentem como objeto.

 

 

NA LAGOA

Conversas dos irmãos Almendares

Na Lagoa é uma ficção que coloca os irmãos Almendares no ano de 2045 relembrando os acontecimentos que resultaram na eleição daquele que evidenciou a pior faceta de nosso povo. Aquele que mostrou o quanto uma parcela significativa dos brasileiros é racista, misógina e homofóbica. O quanto parte de nossa população despreza os pobres e é capaz de fazer vistas grossas para o que há de pior num ser dito humano, afim de defender seus interesses imediatos, numa visão muito tosca do que pode ser melhor para sua prosperidade.  Falsa moralidade, religiosidade deturpada, conceitos ultrapassados tudo foi evidenciado durante 4 anos após aquelas eleições.

CADERNOS DE ESTUDO

Os Cadernos de Estudo surgiram da necessidade de buscar um entendimento para o que ocorria no Brasil em 2019.

Tudo começou com um caderno onde eu anotava o que me parecia mais relevante do que estava lendo e à estas anotações eu incluía algumas  ilustrações. Daí surgiu o desejo de transformá-las  em livros de artista.

Foi mantido o formato de caderno onde, sobre um papel adequado para a pintura de aquarela, foram feitas manualmente as linhas e pautas.

Os livros vêm acompanhados de um encarte chamado O Gatinho que Cansa. Nesse encarte faço a relação dos fatos históricos com o que acontece hoje, mostrando que tudo se repete….