A segunda intervenção do grupo Aqui! Artes Visuais aconteceu na noite de 29 de setembro em plena Av. Independência na cidade de São Leopoldo. O projeto contou com a receptividade da gerência da farmácia PanVel, filial localizada na esquina desta avenida com a Rua Osvaldo Aranha. Numa linda noite banhada pela última superlua do ano, os artistas puderam mostrar seus trabalhos projetados na grande parede do estacionamento da PanVel. Todos aqueles que por ali passavam, retornando do trabalho em direção às suas casas ou indo comemorar com amigos o fim do longo período de chuvas que assolou nosso estado, tiveram contato com um fragmento da produção em artes visuais de São Leopoldo.

Este projeto foi idealizado por um grupo de artistas que, a partir das reuniões no Fórum de Artes Visuais da cidade, constataram a demanda do setor por um espaço de visibilização de seus trabalhos. São Leopoldo ainda não possui um local com estrutura e equipamentos adequados que reúna em um só lugar, oficinas de arte dirigidas ao público em geral, cursos e seminários de aprimoramento para os profissionais da área, mas principalmente um espaço expositivo com condições de abrigar a diversidade da produção local, o que ocasiona a preferência dos artistas em mostrar seus trabalhos fora da cidade. Como decorrência, muitos de nossos artistas com reconhecimento da qualidade de sua produção, não só no nosso estado, mas no centro do país e até fora do Brasil, são desconhecidos de vasta parcela da comunidade leopoldense.

O formato intervenção urbana surgiu não como solução para o problema, mas como um sinal de alerta. Para isso os integrantes deste grupo deram início a produção de vídeos que apresentam diversos artistas da cidade e a cada um destes vídeos a produção de um deles é evidenciada. O projeto é aberto a todos os artistas de São Leopoldo que quiserem participar, bastando para isso entrar em contato com o gruo de trabalho.

A primeira intervenção aconteceu em maio deste ano, na antiga sede da UNISINOS (hoje Centro de Cidadania e Ação Social), na esquina da Rua Brasil com a Bento Gonçalves. Nesta ocasião o trabalho em destaque foi do artista Sergio Rodriguez, que recentemente realizou uma mostra individual na Galeria Calafia Art Store, em Porto Alegre. Neste segundo vídeo a instalação intitulada “Outras Peles”, de Rosana Krug, apresentada originalmente em 2019, na Galeria da Casa das Artes de Novo Hamburgo (SECULT), foi exibida após a sequência dos artistas.

Conforme Rosana, “Outras Peles” é uma instalação composta por peças distintas, costuradas à mão, em tecidos aquarelados, remetendo ao corpo humano. A obra propõe tensionamentos visuais e táteis tendo como metáfora a pele e as vísceras enquanto ponto nodal da experiência entre sujeito e mundo, no duplo movimento de atração e repulsão.

O projeto que nasceu do desejo de mostrar para a comunidade a produção local em artes visuais, acabou indo muito além disso. Na medida que ocorriam as discussões para sua execução, a proposta foi ganhando consistência até se definir como intervenção urbana. As questões que envolvem cada ação vão sendo discutidas pelo grupo e camadas de entendimento vão sendo acrescidas às novas formas de abordagem do trabalho. O imprevisível da rua oferece aos artistas novos caminhos de criação e ao “público” que transita pelas vias da cidade, um encontro com o inesperado.

Aguardemos então a próxima intervenção!

Participam deste vídeo:

Andrea Hilgert, Alice Bemvenuti, Cacau Weimer, Emerson Machado, Estela Seifert, Helena Rossi Tavares, Jader Santini, Klau Brentano, Lurdi Blauth, Maristela Schmidt, Martina Berger, Rogério Severo, Rosana Almendares, Rosana Krug, Sergio Rodriguez, Suzane Wonghon